Pular para o conteúdo principal

Materiais "invisíveis" construídos com luz


A luz de um laser funciona como bilhões de agulhas que costuram nanopartículas de ouro. [Imagem: Ventsislav Valev]

A chave para qualquer tipo de efeito de invisibilidade está na forma como a luz interage com um material.

Quando a luz atinge uma superfície, ou ela é absorvida ou refletida, que é o que nos permite ver os objetos.

No entanto, ajustando a estrutura dos materiais em nanoescala, é possível construir materiais com propriedades não encontradas na natureza. Esses materiais artificiais, ou metamateriais, podem controlar a maneira como a luz interage com eles.

No caso mais comum, a luz refletida por um metamaterial é forçada a refratar no caminho "errado", tornando os objetos invisíveis, ou fazendo-os parecer com qualquer outra coisa, gerando os mantos de invisibilidade.

Invisibilidade duplamente óptica

Agora, Lars Herrmann e seus colegas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveram uma técnica para construir as nanoestruturas dos metamateriais, as pequenas estruturas que manipulam a luz a seu bel-prazer, usando exatamente luz.

A luz de um laser funciona como bilhões de agulhas que costuram nanopartículas de ouro dispersas em água, formando cadeias longas muito precisas, capazes de manipular a luz incidente à vontade.

As cadeias de nanopartículas podem ser empilhadas em camadas, como se fossem blocos de Lego, produzindo metamateriais em larga escala, em quantidades e dimensões muito superiores ao que se consegue fazer por meio das técnicas convencionais usadas para os metamateriais puramente sólidos.

Em outras palavras, a equipe criou um metamaterial híbrido composto de matéria e luz, suspenso em um meio líquido, que pode ser fabricado em larga escala.


A ponte entre as partículas é gerada por quasipartículas chamadas plásmons de superfície. [Imagem: Lars O. Herrmann et al. - 10.1038/ncomms5568]

Tecendo com luz

A fim de tecer as nanopartículas, os pesquisadores usaram moléculas em forma de barril chamadas cucurbiturilas. As cucurbiturilas funcionam como espaçadores, permitindo um grau muito elevado de controle sobre o espaço entre as nanopartículas, travando-as no lugar.

A fim de conectar eletricamente as nanopartículas, foi necessário construir uma ponte entre elas.

A chave para isso está justamente nas cucurbiturilas. Quando o laser é focado nos feixes de nanopartículas fixadas por seus suportes moleculares, geram-se plásmons de superfície, ondas de elétrons criadas na superfície condutora dos metais quando a luz incide sobre elas.

Esses elétrons concentram a energia do laser sobre os átomos na superfície das nanopartículas, unindo-as de modo a formar pontes elétricas.

Usando lasers ultrarrápidos é possível criar bilhões dessas pontes em rápida sucessão, tecendo as nanopartículas em cadeias longas, que podem ser monitoradas em tempo real.

"Nós conseguimos controlar as dimensões de uma forma que não era possível antes," disse Ventsislav Valev, membro da equipe. "Este nível de controle abre uma ampla gama de potenciais aplicações práticas."

Uma expectativa particularmente otimista seria que os pesquisadores conseguissem reproduzir a técnica usando moléculas em meio gasoso, em vez de em meio líquido - no ar ambiente, por exemplo -, o que abriria uma gama ainda maior de aplicações práticas.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s