Pular para o conteúdo principal

É assim que viveremos quando finalmente habitarmos Marte



A ideia do ser humano habitar Marte é fascinante e já conta com investidas de peso, como a Mars One que quer estabelecer uma colônia no Planeta Vermelho e a agência espacial norte-americana (NASA) que planeja missões tripuladas para lá. Apesar disso, todos os projetos do tipo têm como objetivo apenas determinar a viabilidade da sobrevivência humana no planeta, bem como quais são as tecnologias para alcançar tal feito.
Embora aparentemente haja um longo caminho a ser percorrido até chegarmos às vias de fato de habitar Marte, a NASA quer saber como serão nossas casas por lá. Para isso, a agência promoveu o "Mars Base", um concurso que desafiou os participantes a desenharem modelos de casas impressos em 3D que pudessem ser construídos em solo marciano.

O primeiro lugar foi conquistado por Noah Hornberger e seu projeto intitulado "The Queen B". Com ele, Hornberger propõe apartamentos de dois quartos e dois banheiros construídos numa planta baixa que muito nos lembra as colmeias das abelhas. De acordo com ele, o principal diferencial do "The Queen B" é seu escudo de proteção contra a radiação cósmica nociva aos seres humanos e abundante na atmosfera de Marte.


O "The Queen B", projeto vencedor do concurso, aparentemente é o mais simples dos três primeiros colocados. A estrutura se assemelha bastante à das colmeias de abelhas e é de fácil construção (Imagem: Reprodução/Thingiverse)

"Este foi um desafio e tanto. Eu tentei pensar em várias possibilidades de design e em algo em que eu me sentiria feliz em morar por pelo menos alguns anos", disse Hornberger ao CNET.


O principal diferencial em relação aos demais é a preocupação do designer com os raios cósmicos, nocivos aos seres humanos. Com esse escudo protetor todo o problema seria resolvido (Imagem: Reprodução/Thingiverse)

O segundo lugar foi conquistado pelo projeto intitulado "Martian Pyramid". Diferente do "The Queen B", ele traz uma ideia mais tradicional de abrigo. Baseado em formas triangulares, o projeto foi todo pensado para ser sustentável, contando com sistemas de irrigamento para cultivo de alimentos, painéis solares para geração de energia e um reservatório central para armazenar água.


O "Martian Pyramid" propõe uma estrutura semelhante às pirâmides egípcias onde praticamente todos os recursos seriam coletados da atmosfera marciana. (Imagem: Reprodução/Thingiverse)

Finalmente, a terceira colocação ficou com o projeto "Mars Acropolis" do projetista e engenheiro de design Chris Starr, que se baseou nas antigas acrópoles gregas para desenvolvê-lo. Nele, as residências seriam organizadas em três camadas projetadas para serem sustentáveis. Dentro da estrutura teriam três estufas que serviriam como local de cultivo de alimentos e oxigênio renováveis.

Na camada inferior, geradores de oxigênio e tanques de abastecimento, enquanto a água seria armazenada em estruturas semelhantes às caixas d'água no topo da estrutura. Segundo Starr, a ideia é que ela seja coletada a partir dos vapores na atmosfera marciana.


A proposta do "Mars Acropolis" é a mais tradicional de todas. Baseada nas antigas acrópoles gregas, a estrutura conseguiria abrigar uma dezena de pessoas e teria inclusive paredes de proteção (Imagem: Reprodução/Thingiverse)

Ao todo, o concurso recebeu 228 projetos de residências marcianas e para Bre Pettis, CEO da MakerBot, parceira da NASA na iniciativa, foi difícil escolher apenas três vencedores. "Foi incrível ver os projetos apresentados pelos designers no Mars Base Challenge e ver que eles se inspiraram em várias estruturas que existem ou existiram aqui na Terra", disse o presidente executivo. "O mais desafiador, no entanto, foi escolher apenas três vencedores do total de 228 participantes".
Agora é só esperar chegar a época em que efetivamente poderemos viajar e habitar o planeta vermelho para podermos usufruir desses projetos de casas confortáveis.

FONTE: CANALTECH.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s