Pular para o conteúdo principal

Álcool precisa de vida para surgir. Como ele apareceu no espaço?



A nuvem Sagittarius B2 tem bilhões de litros de álcool flutuando ao seu redor. A maior parte disso é intragável, mas uma certa quantidade é formada de etanol, que é bebível por humanos. Cientistas ainda não sabem o motivo exato de ter bebida por lá, mas eles têm uma teoria.

Para conseguir um drink na Terra, precisamos de organismos biológicos. Precisamos de algo capaz de produzir um certo tipo de açúcar, como mel ou frutas. Essas moléculas são complexas, e precisam ser formadas por coisas vivas. Então o que bilhões de galões de álcool fazem no espaço? Parte do álcool encontrado na nuvem é metanol, que por aqui costumamos usar como anticongelante. Ele é feito por um processo mais simples do que o álcool consumível. Esse material tem de ser fervido durante a produção de álcool, e durante a Lei Seca nos EUA, o fato de muitos contrabandistas não saberem ou não se importarem com isso fez com que muita gente morresse. Outra parte desse álcool espacial é álcool vinílico (ou etenol), que também não pode ser bebido por seres humanos. Mas também há etanol, ou o álcool bebível. Como essas moléculas complexas se formaram em quantidades tão grandes no espaço?

Átomos pesados surgem a partir da fusão de estrelas. Deixe uma estrela grande viver o bastante para que ela forme enormes quantidades de átomos pesados antes de espalhá-los ao redor do universo em uma supernova. Mas formar as moléculas complexas que são os álcoois é outra história. Uma molécula ou duas podem até ser formadas a partir de interações aleatórias ou átomos que flutuam no espaço, mas não bilhões de litros.

Cientistas consideram que algumas moléculas podem ter se reunido em pedaços de poeira cósmica que flutuava no espaço. A superfície da poeira pode ter permitido que essas moléculas interagissem e formassem álcool. Moléculas que se movem rápido podem então ter jogado o álcool para longe da poeira, deixando tudo isso solto na imensidão do universo. No entanto, não há uma maneira concebível para destacar a molécula de álcool para fora da poeira sem destruir a estrutura da molécula no espaço. Assim, os cientistas acreditam que gelo pode ter se formado na poeira, aprisionando o álcool. Quando o gelo derreteu e evaporou, deixou o álcool livre, sem ter sua estrutura destruída.

A maior parte do etanol está em nuvens gasosas, então ainda é mais fácil beber um copo de cerveja na sua casa do que na nuvem Sagittarius B2. Mas ainda assim é fantástico ver isso tudo se formando no espaço, principalmente considerando que as simples moléculas se juntaram, foram congeladas, aquecidas e voaram em minúsculas partículas de pó no vazio.

FONTE: GIZMODO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s