Pular para o conteúdo principal

Fabricando oxigênio em Marte


Desenho do jipe Mars 2020, a ser enviado pela Nasa a Marte no fim da década

POR SALVADOR NOGUEIRA
31/07/14 15:08

O anúncio acaba de ser feito pela Nasa: o próximo jipe robótico a ser enviado a Marte pela agência espacial americana levará um instrumento para produzir oxigênio a partir do gás carbônico da atmosfera daquele planeta. Trata-se de um teste fundamental de tecnologias que serão necessárias para futuras missões tripuladas ao planeta vermelho.

Se você for pensar bem, não é nada que se aproxime de transmutação alquímica. Gás carbônico é CO2; oxigênio é O2. Transformar um no outro exige apenas retirar o carbono do caminho. As plantas fazem isso rotineiramente na Terra, consumindo CO2 e água e emitindo O2, via fotossíntese. Funciona.

A sacada do instrumento da missão Mars 2020 (que, adivinhe só, está marcada para 2020) é realizar esse processo sem o envolvimento de formas de vida, promovendo a produção de oxigênio só por meios químicos. Até havia uma proposta para levar plantas a Marte nessa missão, mas ela acabou não sendo escolhida pela Nasa — talvez com medo de levar a uma contaminação do planeta vermelho com formas biológicas terrestres (uma sábia precaução, não só do ponto de vista ético como também para não atrapalhar a busca por vida alienígena naquele mundo).

O aparato, chamado MOXIE (de Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), está sendo desenvolvido no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e meio que dá o tom do futuro do programa americano de exploração marciana — a promoção da futura visita de astronautas ao planeta vizinho. Caso seja possível produzir oxigênio diretamente em Marte, fica mais prático promover uma missão dessa natureza. Afinal, além de servir à respiração, ele é um importante componente na queima de combustível para a decolagem no retorno à Terra.

Além do MOXIE, o jipe da missão Mars 2020, que é baseado na carcaça do rover Curiosity, já em Marte, tem outros seis instrumentos:

- Mastcam-Z, um sistema de câmeras panorâmico e estereoscópico (3D) com a capacidade de zoom.

- SuperCam, instrumento que produz imagens, analisa composição química e faz mineralogia. Ele será capaz de buscar compostos orgânicos na poeira do solo marciano.

- PIXL, um espectrômetro de fluorescência de raios X que também poderá determinar a composição elementar da superfície marciana.

- SHERLOC, dispositivo focado na busca por compostos orgânicos, ele é um espectrômetro Raman de laser ultravioleta — o primeiro a ir a Marte.

- MEDA, um conjunto de sensores que medirá temperatura, velocidade e direção do vento, pressão, umidade relativa do ar e tamanho e forma dos grãos de poeira.

- RIMFAX, um sistema de radar penetrante para investigar o subsolo do planeta vermelho.

Esses foram os sete instrumentos, de 58 propostos — um recorde para a agência espacial americana. E a missão, apesar de financiada pela Nasa, é essencialmente internacional, com participação importante de franceses, espanhóis e noruegueses no design dos instrumentos embarcados no jipe. O plano de longo prazo da agência americana é promover viagens tripuladas a Marte no fim da década de 2030. Não há, contudo, planos firmes para isso. Por ora, o trabalho está concentrado numa visita de astronautas a um asteroide que será capturado por uma sonda não-tripulada e colocado em órbita da Lua.

FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s