Pular para o conteúdo principal

Nova sonda da NASA vai estudar interior de Marte


A sonda de três pernas pousará perto do equador marciano e deverá coletar informações durante 720 dias - cerca de dois anos.[Imagem: NASA]

Profundezas de marte

A NASA anunciou que vai começar a construir uma nova sonda robótica para ser enviada a Marte.

A missão da InSight (sigla em inglês para Exploração Interior Usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor) será perfurar abaixo da superfície de Marte para estudar o seu interior.

O robô Curiosity é capaz de fazer pequenos furos em rochas e no solo, mas suficientes apenas para estudar a composição química desses materiais.

Conhecer Marte profundamente

Os objetivos científicos da missão InSight são os seguintes:

Determinar o tamanho, a composição e o estado físico (líquido/sólido) do núcleo de Marte;
determinar a espessura e a estrutura da crosta;
determinar a composição e a estrutura do manto;
determinar o estado térmico do interior de Marte;
medir a magnitude, a taxa e a distribuição geográfica da atividade sísmica interna de Marte;
medir a taxa de impactos de meteoritos na superfície de Marte.
Os resultados ajudarão a melhorar as teorias sobre como os planetas rochosos se formam e desenvolvem uma estrutura interna em camadas - núcleo, manto e crosta - ao coletar informações sobre essas zonas interiores que poderão ser comparadas com as informações da Terra.

Instrumentos

Para investigar o interior de Marte, a sonda contará com um braço robótico - fabricado pelas agências espaciais da França e da Alemanha - que será responsável por colocar os instrumentos de pesquisa no solo.

O Experimento Sísmico para a Estrutura Interior (SEIS) é um sismômetro que medirá ondas de movimento transmitidas através do interior do planeta - geradas por impactos de meteoritos ou por "martemotos", o equivalente marciano dos terremotos.

O experimento Fluxo de Calor e Propriedades Físicas (HP3) é um termômetro que será introduzido a uma profundidade de cinco metros para medir o calor vindo do interior do planeta rumo à superfície.

O instrumento RISE vai acompanhar a forma como Marte oscila sob a influência da atração gravitacional do Sol.

Pelo menos três câmeras deverão fazer fotos panorâmicas do local de pouso da sonda.

Sonda fixa

A InSight não será um veículo, mas uma sonda fixa, que fará todos os seus estudos no local onde pousar.

A sonda de três pernas pousará perto do equador marciano e deverá coletar informações durante 720 dias - cerca de dois anos.

A InSight tem como base o projeto da sonda Phoenix, que estudou o Pólo Norte de Marte em 2008.

Segundo a NASA, o lançamento da InSight, em março de 2016, "vai ajudar a atingir o objetivo da agência de enviar uma missão humana a Marte na década de 2030".

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s