Pular para o conteúdo principal

Lua de Saturno pode ter oceano sob o gelo


O provável oceano estaria escondido sob uma grossa camada de gelo no hemisfério sul da lua Encélado de Saturno. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Oceano na lua de Saturno

Cientistas acreditam ter encontrado indícios importantes de que Encélado, uma das menores luas de Saturno, abriga um oceano de água abaixo de uma camada de gelo de 30 ou 40 quilômetros de espessura.

Luciano Iess e seus colegas da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, chegaram a essa conclusão analisando novos dados da sonda espacial Cassini, que vem estudando as luas de Saturno nos últimos 10 anos.

Eles determinaram a intensidade do campo gravitacional de Encélado usando dados Doppler coletados em três sobrevoos da Cassini, que levaram a sonda espacial a meros 100 km da superfície da lua.

Os resultados indicaram uma forte assimetria entre a gravidade nos hemisférios norte e sul.

Com base nessa análise, os pesquisadores sugerem que a região do pólo sul de Encélado não possui massa suficiente em sua superfície para explicar o campo gravitacional do hemisfério, e que, portanto, deve algo denso sob a superfície da Lua para compensar - água em estado líquido é uma boa aposta.

Mesmo porque há outros indícios de água líquida na lua, como gêiseres, descobertos em 2005, que chegam a fazer chover em Saturno. Alguns estudiosos também afirmam que Encélado pode ter um oceano tão salgado quanto os da Terra.


O gêiseres de Encélado foram descobertos em 2005, embora suas causas ainda sejam objeto de controvérsia. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Energia da vida

Neste novo estudo, a equipe sugere a existência de um oceano subsuperficial, concentrado no hemisfério sul da Lua, estendendo-se até cerca de 50 graus de latitude sul.

"Este oceano de água pode se estender a metade ou mais em direção ao equador em todas as direções," afirmou David Stevenson, membro da equipe. "Isso significa que ele é tão grande ou maior do que o Lago Superior [nos Estados Unidos]."

Para comparação, Encélado tem uma área de 800.000 quilômetros quadrados, enquanto o Lago Superior tem uma área de 82.000 quilômetros quadrados.

Mais do que isso, a equipe acredita ter elementos suficientes para afirmar que este oceano subsuperficial tem gelo por cima, mas rochas de silicato por baixo, o que significa que o ambiente é propício para reações químicas complexas, incluindo algumas que poderiam criar condições similares às da Terra primitiva - embora, para isso, fosse necessário existir alguma fonte desconhecida de energia lá embaixo.

A equipe também sugere que Encélado é uma lua diferenciada, com um núcleo de baixa densidade e um manto e uma crosta separados.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s