Pular para o conteúdo principal

Aerocaptura de naves espaciais será testada na prática


Na aerocaptura, a nave mergulha na atmosfera do planeta, parando de forma muito mais rápida do que na aerofrenagem. [Imagem: AEROFAST]

Aerofrenagem

Uma nave ou sonda espacial deve ser acelerada ao máximo, para diminuir o tempo das viagens.

Ao chegar ao destino, porém, é necessário brecá-la, ou ela simplesmente passa do alvo, como aconteceu com a sonda japonesa Akatsuki, que deveria estudar Vênus.

Uma técnica simples consiste em virar a nave ao contrário e acionar seus foguetes, que passam a funcionar como freios.

Isso, porém, consome muito combustível, o que aumenta o peso da nave, dificulta seu lançamento e aumenta o custo da missão.

A técnica mais conhecida nesses casos é a aerofrenagem, que já foi utilizada em várias missões espaciais com êxito. Com a ajuda dos seus motores, que funcionam como guia e também ajudam a frear, a nave raspa na atmosfera do planeta do qual ela deseja entrar em órbita, e o arrasto se incumbe de fazer a maior parte da desaceleração.

Aerocaptura

Ainda mais radical, mas ainda não testada, é a aerocaptura, na qual a nave simplesmente mergulha na atmosfera do planeta, parando de forma muito mais rápida.

Engenheiros europeus agora estão se preparando para testar a aerocaptura na prática pela primeira vez.

Deu tudo certo nas simulações computadorizadas, levando em conta planetas com atmosferas razoavelmente conhecidas, como a Terra ou Marte.

Mas é preciso mais do que cálculos para a entrada no ângulo preciso na atmosfera - a aerodinâmica da nave deve ser bem projetada e, mais importante, ela deverá ser equipada com escudos termais eficientes.

A equipe do projeto Aerofast (Aerocapture for future space transportation) levou tudo isso em conta e projetou uma nave completa que atendesse a todos os critérios.


O escudo de reentrada da NASA tem um formato cônico, mas a aerocaptura exigirá um formato bicônico, com a nave totalmente encapsulada. [Imagem: NASA]

Escudos térmicos

Foi necessário desenvolver novos algoritmos para direção, navegação e controle da nave. Finalmente, tudo foi simulado em uma missão completa.

As simulações confirmam que a aerocaptura pode funcionar.

A missão simulada teve sucesso mesmo nas condições de pior caso, sem exigir grandes aumentos de peso da nave ou de orçamento da missão.

Os testes definiram o formato aerodinâmico bicônico como o mais apropriado para que uma nave mergulhe na atmosfera do planeta sem correr grandes riscos.

Finalmente, a equipe construiu um protótipo de escudo termal, em escala reduzida, e os resultados experimentais em laboratório confirmaram os cálculos teóricos.

Todo o resultado do projeto está sendo agora repassado para as agências espaciais que participaram do esforço (França, Alemanha, Itália, República Tcheca, Portugal, Polônia, Bulgária e Bélgica) para que os tomadores de decisão possam avaliar quando um protótipo real será construído para envio ao espaço.

A NASA já testou com sucesso um escudo de reentrada inflável, mas ainda não anunciou planos de uma missão real.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s