Pular para o conteúdo principal

A Ufologia brasileira e mundial perde seu mestre



NOTA DE FALECIMENTO
(via Boletim UFOVIA)

É com extremo pesar que comunicamos uma perda irreparável para a Ufologia: o ufólogo FLÁVIO AUGUSTO PEREIRA, um dos pioneiros no Brasil. Ele vinha internado em uma clínica no interior de São Paulo apresentando graves problemas de saúde. Faleceu no sábado 08/03/2014.

Flávio Pereira nasceu em 19 de Fevereiro de 1926 na cidade de Batatais-SP, graduou-se pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1951. No ano de 1955 escreveu textos para o Jornal “O Estado de São Paulo” na coluna Filosofia da Astronáutica. Fundou a Comissão Brasileira de Pesquisas Confidenciais de Objetos não Identificados em 1957, (CBPCOANI) sendo seu Presidente.

Foi presidente do IBACE – Instituto Brasileiro de Astronáutica e Ciências Espaciais, diretor da Escola Superior de Ciência de São Paulo, membro Brasileiro do Internatinal Institute of Space Law, membro da Americam Association For The Advancement of Science.

Assumiu em 1968 a representação brasileira da Aerial Phenomena Research Organization (APRO) durante dez anos, após o falecimento do Dr. Olavo Teixeira Fontes.

Flávio Pereira é autor de “O Livro Vermelho dos Discos Voadores” (1966) e de “Introdução à Astrobiologia”. A Sociedade Interplanetária Brasileira de São Paulo editou em 1958, a primeira edição, e a Livraria José Olympio, em 1959, segunda edição, sob o título “Introdução à Astrobiologia”. A presente e terceira edição apresenta uma nova revisão atualizada.

Outros de seus trabalhos: “A Evolução das Atmosferas Planetárias, Especialmente a Terrestre (1946); “O Problema Jurídico do Espaço Interplanetário (1957); “A Natureza dos Possíveis Organismos Marcianos (1958); “A Internacionalização da Lua” (1959)

Em 1971 o ministro da Aeronáutica, brigadeiro José Vaz da Silva convidou Flávio Pereira, para participar da comissão militar para realizar estudos da ufologia, usando à metodologia do Livro Vermelho dos Discos Voadores de sua autoria.

Estas reuniões eram confidenciais e deram início a uma série de encontros ufológicos semanais. A FAB já realizava na época da ditadura militar seus estudos sobre as aparições de OVNIs. Numa dessas reuniões o Prof. Flávio Pereira viu seu livro sobre a mesa com anotações feitas à mão de casos brasileiros, que curiosamente ele não colocara em seu livro.
Flávio Pereira foi um pioneiro absoluto da Ufologia no Brasil, merece um particular destaque pela contribuição singular nos anos de pesquisa heróica efetuada por pequeno número de pessoas espalhadas pelo Brasil.

Reunindo 15 estudiosos, efetuou o 1º Colóquio Brasileiro sobre OVNIS em maio de 1958 realizado em São Paulo. Seguiu-se o 2º Colóquio, já com um número bem maior de participantes, em novembro de 1967, também em São Paulo, como os outros (seis ao todo) que se seguiram até o ano de 1975.

Foi Presidente do 7º Colóquio Brasileiro de Parapsicologia, promovido desde 1973 pela Escola Superior de Ciências, é físico, parapsicólogo e Ufólogo e estudioso da transcomunicação.


UFOS WILSON: "APRENDI MUITO LENDO A OBRA DO PROFESSOR FLÁVIO (O LIVRO VERMELHO DOS DISCOS VOADORES), LIVRO QUE ERA CONSULTADO POR OFICIAIS DA FORÇA AÉREA QUANDO DE ENCONTRO OU RELATOS DE AVISTAMENTOS OVNIS, TENHO A CERTEZA QUE NOSSO AMIGO FLÁVIO CONTINUARA SEU LEGADO NUM PLANO EVOLUTIVO MAIOR, NOS DEIXOU COMO SE FAZER UMA VERDADEIRA E LIMPA UFOLOGIA, QUE ESTEJA EM PAZ."

Veja no link a seguir seu programa que era exibido aos sábados na rede Record em 1990: http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2013/09/arquivo-ufo-prof-flavio-pereira.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s