Pular para o conteúdo principal

Cientistas criam primeiro pulmão humano em laboratório



Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, conseguiram criar um pulmão em laboratório pela primeira vez e o avanço já é considerado um marco para a ciência.
O anúncio foi feito pelos pesquisadores Dr. Joaquin Cortiella e Dr. Joan Nichols. Segundo eles, novos testes ainda precisam ser feitos, mas a criação do pulmão de laboratório já é uma esperança aos pacientes que precisam de transplante.
O crescimento de órgãos em laboratório se tornou uma realidade quando os cientistas aprenderam mais sobre células-tronco e descobriram como elas podem se transformar em células que formam os órgãos e outras partes do corpo.
Alguns órgãos já estão sendo produzidos e transplantados em pacientes, como a traqueia. Porém a equipe queria um desafio maior e se concentrou em criar um dos órgãos mais complexos do corpo humano.



Para o feito, os pesquisadores usaram pulmões de duas crianças que morreram em um acidente de carro, e que em ambos os casos, os pulmões não podiam ser transplantados em outros pacientes por causa de alguns traumas. Então, os tecidos do pulmão de uma das crianças foram removidos, ficando apenas uma estrutura básica de elastina e colágeno, que foi preenchida com as células extraídas dos pulmões da outra criança. Em seguida, os órgãos foram colocados em uma câmara rica em nutrientes úteis para que as células se desenvolvessem e após quatro semanas, havia lá pulmões completos e saudáveis. Para terem a certeza de que o experimento era verdadeiro, o procedimento foi repetido com outro par de pulmões, e os resultados foram os mesmos.
Os pesquisadores ainda não sabem bem como esse pulmão responderia se fosse implantado em uma pessoa, mas estão confiantes de que estão no caminho certo. O próximo passo é começar os testes com animais, e a equipe planeja repetir o processo com pulmões suínos para em seguida transplantar o órgão em um porco vivo para testar como os pulmões responderão e se existe possibilidade do corpo rejeitar os pulmões de laboratório. No futuro, espera-se que esses pulmões sejam usados para substituir órgãos doentes em pacientes reais, o que poderá ajudar milhares de pessoas que morrem todos os anos à espera de um transplante.
E a medicina tem avançado muito nessa área, seja produzindo órgãos orgânicos no laboratório, seja com modelos artificiais. Recentemente ocorreu na França o primeiro transplante bem sucedido de um coração artificial completamente autônomo, e que também foi um marco na medicina.

FONTE: CANALTECH.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s