Pular para o conteúdo principal

Cientista brasileira é convidada para participar de voo da Nasa


Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Héllen é amazonense, mas residia no Ceará desde o fim da década de 1980

A vida surpreende. Há 12 anos, uma Héllen Távora chegava aos Estados Unidos da América (EUA), na Flórida, para aprimorar o inglês. Hoje, aos 42 anos, ela está prestes a conquistar um sonho: participar de um voo da Nasa, agência espacial americana.

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Héllen é amazonense, mas residia no Ceará desde o fim da década de 1980. Se dizia uma rata de laboratório e adorava fazer ciência. Porém, o coração já havia balançado, ainda na infância, para outro lado: o da astronomia.

Na verdade, o curso da UFC foi apenas mais um trecho a ser percorrido para fazer o que realmente ama. “Farmácia não diverge de ciências espaciais. O básico é matemática, para entender a física que governa a química, que permite a biologia”, considera.

Apaixonada pelas estrelas, ao chegar em um país desconhecido, teve contato com a Associação dos Astrônomos Amadores do Sul da Flórida (AAASF) e o Observatório Fox, na cidade de Sunrise. Despertou, então, a vontade de observar planetas e passou a investir nisso.


Héllen é professora voluntária de astronomia na Flórida (FOTO: Arquivo pessoal)

Estudou, fez cursos. E o que parecia distante, de repente tornou-se próximo. Teve a oportunidade de ensinar astronomia aos sábados, em ocasiões especiais como solstício e equinócios. Há 5 anos, é professora voluntária no Observatório Fox, além de outras instituições durante alguns eventos. Durante a semana, trabalha para um grupo industrial de rede de negócios. Mas suas folgas já tem compromissos sagrados com o ensino.

“Amo o que faço. Já tenho um pupilo na universidade e duas meninas do segundo grau participando de estágios pagos de verão na Nasa. Fora os pequeninos que estão na fase de perguntar o porquê para os pais. Os pais dos visitantes regulares trazem as crianças até de pijamas só para aguçar a curiosidade científica ou acha alguém que saiba responder a pergunta cabeluda”, ressalta.


Sofia é um boeing 747 da Nasa que voa mais alto do que outros aviões comuns (FOTO: Arquivo pessoal)

Recentemente, foi convidada para fazer parte da lista para viajar no Sofia, uma aeronave especial da Nasa que fará voos de observação na atmosfera terrestre. Ele voa 12 a 14 quilômetros mais alto que os aviões convencionais. Trata-se de um Boeing modelo 747-SP adaptado para a viagem e que possui um telescópio de 2.5 metros de diâmetro instalado. O voo acontecerá em março.

Preparação

Para fazer parte da lista de convidados, Héllen teve que ralar muito. Como é professora, acaba recebendo notícias sobre educação e ciências. Por acaso, em 2013, viu a primeira turma a participar dos voos. Nessa hora, imaginou-se realizando o mesmo fato e programou-se para que 2014 o sonho torna-se realidade.

Quando saiu o edital, Héllen foi atrás montar sua equipe: era necessário um educador formal e um informal. Como ela seria a informal, faltava alguém no time. “O meu primeiro pensamento foi um professor de física da AAASF, mas ele estava muito ocupado. Por sorte, ele passou a oportunidade para Nathan Mahoney, seu colega e também membro da Associação. Eu não o conhecia”, revela.

De abril até novembro de 2013, juntos, Héllen e Nathan deram entrada na proposta e escreveram o projeto. Depois de escolhidos entre mais de 100 projetos de todo o país, passaram a assistir aulas eletrônicas de física específicas para o Sofia. “Dormir? O que significa essa palavra? Só voa, se passar nas provas”, explica a professora.

Sobre a vida

Questionada sobre preconceitos por ser uma estrangeira, a professora salienta que na área de ciências é bastante respeitada, diferente da “vida normal”. “É um pouco irritante ser tratado como criança, analfabeto, surdo ou desabilitado mental por causa do sotaque. Mas na área de ciências é outra história. Esse país tem tradição acadêmica de trazer os melhores e mais brilhantes do mundo para avançar”.

Com todos esses planos, a ideia de voltar para o Brasil ficou para trás. Héllen pretende continuar no Observatório Fox, na procura de ensinar não só nas folgas, mas em tempo integral. Com o voo da Nasa, a professora terá a oportunidade de mais uma vez recomeçar e se reapaixonar pela astronomia.

FONTE: http://tribunadoceara.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s