Pular para o conteúdo principal

Central de investigação ufológica do Peru já funciona


Base aérea de La Joya que também conta com voos comerciais, local é palco de constantes avistamentos ovnis como o caso Oscar Santa Maria

Departamento de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos funciona no âmbito da Força Aérea Peruana

Recentemente a Força Aérea Peruana (FAP), reativou seu departamento de pesquisa ufológica oficial, o Departamento de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos (DIFAA). Funcionando dentro da Direção de Interesses Aeroespaciais (DINAE), essa instituição destina-se a investigar qualquer caso envolvendo objetos aéreos anômalos e não identificados que possam ser uma ameaça para a aviação civil e militar.

Muitos dos casos que têm chegado ao escritório podem ser explicados de forma convencional, já outros desafiam a lógica. Entretanto, o departamento oficialmente não defende nem nega a possibilidade de alguns dos UFOs serem naves alienígenas, reforçando que crenças de seus investigadores pertencem exclusivamente a suas vidas pessoais. Um caso típico começa com o atendimento de uma ligação telefônica, com a informação sendo anotada pelo agente de plantão.

A política do órgão é deixar de lado qualquer informação a respeito de pessoas que alegam estar em constante contato com entidades alienígenas, em missão de salvar o mundo e outras similares. Conforme explica o investigador e membro do DIFAA Marco Barraza: "Não temos como dizer o que determinado fenômeno é se não pudermos analisar alguma evidência, tais como fotos ou vídeos que nos sejam enviados. Também dependemos de questionários que as testemunhas devem preencher".

MÉTODO DE TRABALHO

Assim que um avistamento é notificado, a primeira atitude dos agentes é confirmar a informação chamando as torres de controle dos aeroportos mais próximos do local do caso. De acordo com Barraza: "A ideia é ativar um protocolo e criar um registro. É assim que se previne acidentes". O conselho consultivo do DIFAA é composto por oito civis e dois militares. Entre os primeiros estão um astrônomo, um arqueólogo, dois sociólogos, um ex-piloto, um físico, um filósofo e um jornalista. São eles que conduzem as avaliações e preparam informes para o DINAE.

um dos objetivos do DIFAA é manter registros atualizados, e alguns padrões têm se revelado constantes. Os objetos não identificados são descritos como esferas, alongados como cilindros, na forma de diamantes ou de triângulos luminosos. A maioria tem sido avistada nas proximidades de sítios arqueológicos. A natureza daqueles que permanecem sem explicação é um dos mistérios contra os quais o grupo se bate.

O comandante Julio Chamorro faz parte do comitê do DIFAA, tendo sido seu fundador e líder entre 1999 a 2005, ainda como OIFAA. Além disso foi o primeiro militar a apontar a necessidade de investigar esses fenômenos. Chamorro aponta a Constituição peruana como inspiração para o escritório, já que em seu capítulo 12 está escrito que é dever do estado garantir a segurança da nação através de suas Forças Armadas.

INSPIRAÇÃO PARA O DIFAA

Chamorro explica, em entrevista para a BBC Mundo: "Os oficiais da base militar de La Joya estão acostumados a avistamentos. Há um evento que se repete sempre em dezembro, apelidado de Estrela de Davi porque não conhecemos a natureza dessed objeto, que brilha de dia e noite. Ainda existe o mistério da cidade perdida, à distância pode-se avistar o que parece ser uma cidade brilhante que desaparece quando nos aproximamos. Tem sido tão frequente que deixou de ser importante".

Um dos rumores que circulavam nessa época dava conta de que o então presidente, Alberto Fujimori, costumava viajar até o Rio Amazonas em uma aeronave da FAP para pescar. Conta-se que durante a pescaria teria surgido um objeto luminoso que emergiu do rio e sobrevoou a região. Fujimori e sua equipe observaram o fenômeno mas decidiram nada falar a respeito. Chamorro e Barraza concordam que esse fato pode ter influenciado na criação do DIFAA.

O comandante afirma: "O importante é a aceitação perante o público, e seu desejo de dividir suas experiências. Isso envolve toda a humanidade e ninguém deve se excluir desse debate". O ministro da Defesa Pedro Cateriano conclui, falando a respeito de estudos conjuntos entre os países da região: "O Peru é perfeitamente capaz de analisar e pesquisar esse fenômeno de maneira autônoma, e somente estaremos dispostos a um intercâmbio de dados de maneira excepcional, com o objetivo de checar informações para obter conclusões mais exatas".

Assista abaixo à cerimônia de relançamento do DIFAA:


FONTE: SITE DINAE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s