Pular para o conteúdo principal

A geografia de uma estrela abortada


Concepção artística da anã marrom Luhman 16B baseada nas observações

POR SALVADOR NOGUEIRA

Lembram a professorinha da quarta série? “Estrelas são astros grandes, que têm luz própria. Planetas são menores e só refletem a luz que vem do Sol, que é a estrela mais próxima de nós.”

Num mundo ideal, em que Joãozinho é um menino que presta atenção na aula, ele perguntaria: “Professora, existe alguma coisa que não é nem tão pequena quanto planeta, nem tão grande quanto estrela?”

A resposta é: não só esses objetos existem, como um grupo de pesquisadores acabou de fazer um mapa das nuvens de um deles. Estamos falando das anãs marrons.

Esses astros misteriosos (e bastante comuns) se formam exatamente como as estrelas normais, agregando gás e poeira de uma nuvem até formar grandes bolonas gasosas. A diferença é que, para essas desafortunadas, o gás acaba antes da hora, e o resultado é que o objeto não reúne massa necessária para fusão nuclear do hidrogênio — a reação que faz os astros “acenderem”. Temos aí uma estrela abortada.

COMPLICAÇÃO OBSERVACIONAL

Como se pode imaginar, esses objetos são mais difíceis de ver que o fictício planeta Nibiru. Afinal, eles são basicamente planetões solitários, sem quase nenhum brilho próprio, que vagam pelo espaço entre as estrelas.

Esses astros têm, por convenção, entre 13 e 80 vezes a massa de Júpiter, e não chegam a ser completamente “apagados”. Além do brilho gerado pelo calor de sua formação, no caso de astros jovens, elas também conseguem realizar módicas quantidades de fusão de deutério (uma forma pesada do hidrogênio), dependendo do tamanho. Não é suficiente para fazê-la brilhar muito, mas gera calor, que pode ser detectado no infravermelho.

Foi justamente observando nessa frequência do espectro eletromagnético que a equipe liderada por Ian Crossfield, do Instituto Max Planck para Astronomia, em Heidelberg, na Alemanha, conseguiu fazer o primeiro mapa da superfície de uma anã marrom.

Para isso, eles usaram o VLT (Very Large Telescope), telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul) instalado em Paranal, no Chile.

O objeto escolhido para o estudo foi um descoberto no ano passado. A razão? É a anã marrom mais próxima da Terra, a 6,5 anos-luz de distância.

Aliás, na verdade ali há duas anãs marrons, Luhman 16A e B, girando uma ao redor da outra com um período de 25 anos. O estudo se concentrou em uma delas, Luhman 16B, e conseguiu revelar os padrões de nuvens da anã marrom.


Observação das nuvens conforme a Luhman 16B gira em torno de si mesma

A ideia é acompanhar esses padrões ao longo do tempo para aprender mais sobre a meteorologia das anãs marrons. Para se ter uma ideia do exotismo desses objetos, as nuvens lá são feitas de gotículas de ferro líquido, mantidas sob temperaturas superiores a mil graus.

Os pesquisadores, que publicaram seus resultados na última edição da revista “Nature”, esperam que eles sejam precursores dos estudos das atmosferas de outros planetas gigantes ao redor de estrelas normais.

Com efeito, uma das curiosidades sobre Luhman 16 é que existe a suspeita (com base em observações astrométricas) de que um planeta esteja girando ao redor de uma das duas anãs marrons.

Foi-se o tempo em que o Universo era tão simples como nas aulas da quarta série…

FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s