Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 29, 2013

Um excelente documentário: Teoria da Super Cordas

Essa teoria é a mais complexa e mais completa já formulada em todos os tempos, não é produto do trabalho de apenas uma pessoa, mas sim de toda a classe de físicos que já passou pela face da Terra. Desde Isaac Newton, passando por Albert Einstein, Karl Heisenberg, Niels Bohr até Stephen Hawking, Edward Witten, Lisa Randall, etc...

"A Teoria 'M' reconhece que o Universo não pode ser explicado matematicamente se não for admitido à existência de outros Universos paralelos ao nosso".





FONTE: DISCOVERY CHANNEL

Avistamento Ovni em La Pampa, Argentina

Nas primeiras semanas do passado mês de setembro, docentes que trabalham na escola rural de Chapalcó, La Pampa, divisaram (junto a outros professores) um objeto voador não identificado.

As docentes de la escola rural de Chapalcó, localizada á 100 km ao sudoeste da cidade de Santa Rosa, La Pampa, se surpreenderam ante a presença de “um estrelão” como definiu a estranha luz uma das professoras.

O resto dos docentes observaram as evoluções desse desconhecido objeto luminoso e uma delas o filmou com seu telefone celular. As conjecturas entre os mais experientes variaram desde supor que era “uma estrela cadente” até “Uma luz que aparece sempre”, sem ter em conta que se se tratasse de um evento natural, não teria movimento prório como para fazer as evoluções que se observam na gravação.

O surpreendente é que “a luz” apareceu vários días e o último foi filmado por uma câmera de mão, e aí se aprecia a quanntidade de movimentos que realiza a grande velocidade. As imágenes já estão sendo anali…

Sargento da polícia militar afirma ter visto ovnis no ultimo mês de setembro (2013) nos céus de Tauá, Ceará

O Sargento Mescias Gomes da Polícia Militar relatou eu seu perfil no Facebook, ter presenciado uma experiência inédita em toda a sua vida, ao avistar supostos OVINIS, Objetos Voadores Não Identificados nos céus de Tauá, por volta das 23:20h da quarta-feira, 11/09/13, em sua residência, situada no Bairro Alto Nelândia.

“Foi muito rápido, meu filho estava chegando em casa aproximadamente as 23h20, quando ele começou a gritar de espanto, logo corri para abrir o portão pois pensei que algo de grave estava acontecendo, foi aí que vi as luzes no céu em forma de espiral e que se movimentou muito rápido” disse o policial na rede social.

Procurado pela reportagem da RÁDIO DIFUSORA, o PM disse que o fenômeno foi visto por ele, os dois filhos e a esposa. “Eram luzes que se movimentavam em grande velocidade, com manobras impossíveis de serem feitas por uma aeronave terrestre”, afirmou dizendo que não conseguiu fazer fotos e nem filmagens por que só dispunha da câmera de telefone celular de baix…

Primeiro microssatélite brasileiro para fins militares será desenvolvido no RS

Primeiro microssatélite brasileiro será desenvolvido no Rio Grande do Sul (Foto: João Laud/RBS TV)

Equipamento fará sensoriamento remoto para as forças armadas.
Projeto será construído no estado e lançado ao espaço em 2015.

O projeto do primeiro microssatélite brasileiro para aplicações militares foi apresentado na manhã desta sexta-feira (4) ao governador Tarso Genro, em Porto Alegre. Ele será desenvolvido no Rio Grande do Sul no ano que vem e lançado ao espaço em dezembro 2015. O MMM-1, que pesa cerca de 10 kg e mede 30 cm, poderá ser usado para fins de comunicação e monitoramento da terra (sensoriamento remoto), entre outras missões.
O microssatélite faz parte do projeto do Polo Espacial Gaúcho, uma parceria entre a AEL Sistemas, o governo do Rio Grande do Sul, universidades, institutos e empresas locais. A primeira parte do desenvolvimento está orçada em R$ 43 milhões. Parte dos recursos virá do Finep. A expectativa é que 80% dos componentes do futuro microssatélite sejam produzi…

Buraco negro dentro de chip confirma teorias de Einstein

Além do horizonte de eventos - a fronteira além da qual nada escapa - os buracos negros possuem uma região chamada esfera fotônica, uma região onde o espaço-tempo é fortemente curvado. [Imagem: Sheng et al./Nature Photonics]

Lente gravitacional

Segundo a Teoria da Relatividade de Einstein, corpos de grande massa fazem a luz se curvar, um efeito chamado de lente gravitacional.

Isso acontece porque a enorme gravidade deforma o espaço-tempo, fazendo com que o caminho mais curto para a luz ao redor de uma estrela maciça, por exemplo, seja uma curva.

Não é possível criar um buraco negro em miniatura para demonstrar coisas desse tipo em sala de aula, mas é possível deixar a gravidade de lado e reproduzir o fenômeno da lente gravitacional usando apenas luz.

Foi o que demonstraram C. Sheng e Hui Liu, da Universidade de Nanjing, na China, que são especialistas em metamateriais.

"Lente gravitacional óptica"

Os pesquisadores chineses criaram, no interior de uma pastilha de plástico, u…

Luz no coração pode substituir choques de desfibriladores e marca-passos

Um "optrodo" - um eletrodo óptico - leva luz azul para o coração por meio de uma fibra óptica. À direita, esquema da célula cardíaca com uma opsina (oval azul), que trabalha junto com as proteínas do próprio coração (oval amarelo) para converter luz em energia.[Imagem: Patrick M. Boyle]

Luz no coração

Quando o coração sai do ritmo, o tratamento é bem conhecido: um disparo de corrente elétrica feito por um desfibrilador ou por um marca-passos.

Esses equipamentos salvam vidas, mas é necessário pagar o preço: além da dor, as células do coração onde foi aplicada a corrente simplesmente morrem.

"Quando usamos um desfibrilador, é como arrombar uma porta da qual não temos a chave. Ele aplica força demais sem nenhuma sutileza. Nós queremos controlar esse tratamento de uma forma mais inteligente," diz Natalia Trayanova, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

A proposta é substituir o choque elétrico por algo bem mais gentil: a luz.

Pesquisadores já haviam demon…

Cobra-robô poderá desatolar jipes em Marte

Além de pesquisar lugares inacessíveis ao rover, o robô-cobra poderia servir para desatolar o jipe caso ele encalhe.[Imagem: Sintef]

Cobras em Marte

Engenheiros europeus estão propondo soltar cobras em Marte para que elas atinjam locais que não podem ser explorados pelos robôs atuais.

Cobras robóticas, é bom que se frise.

Depois de quatro robôs em Marte (Sojourner em 1997, Spirit e Opportunity em 2003 e Curiosity em 2012), o projeto ideal dos robôs espaciais parece estar bem estabelecido.

Mas os inconvenientes dos robôs com rodas também se tornaram bem claros.

Uma equipe financiada pela ESA (Agência Espacial Europeia) acredita que a solução é incluir uma cobra robótica na bagagem de cada robô espacial.

Enquanto o robô fica responsável por percorrer longas distâncias, na hora de fazer a exploração, a cobra robótica é liberada, podendo alcançar locais de difícil acesso.

Um robô com a mobilidade de uma cobra poderia, por exemplo, analisar todas as faces de uma rocha, ou recolher amostra…

Ficção: Sandra Bullock e George Clooney ficam à deriva no espaço em ''Gravidade''

Dentro de uma caixa, pendurada por cabos e movimentando-se lentamente sem alterar a forma de falar. Assim trabalhou a atriz americana Sandra Bullock durante a filmagem do filme de ficção científica "Gravidade", do diretor mexicano Alfonso Cuarón, do qual é protagonista ao lado de George Clooney. ''Gravidade'' conta a história de dois astronautas, a doutora Ryan Stone (Bullock) e Matt Kowalsky (Clooney), que sobrevivem em uma estação espacial danificada. "Nunca tinha feito algo parecido", explica a atriz em entrevista durante a estreia mundial do filme em Veneza, na Itália. IMAGENS EFE. EFE TV-Rio de Janeiro- 19:20 GMT.



FONTE: EFE

Operários descobrem 20 crânios romanos em construção de Londres

Londres, 2 out (EFE).- Os trabalhadores do projeto Crossrail, a nova linha de transporte subterrâneo que está sendo construída em Londres, encontraram 20 crânios romanos, assim como cerâmicas da mesma época, informou nesta quarta-feira a companhia responsável pela construtora.

Os restos humanos foram achados no sedimento de antigo rio de Londres, conhecido como Walbrook, na zona leste da cidade, onde os funcionários trabalham em um projeto que unirá os bairros do leste e oeste da capital britânica.
Segundo os especialistas, os crânios teriam sido arrastados com o tempo desde um cemitério romano próximo.
A Crossrail colabora com arqueólogos, que desde o começo das escavações em 2009 acharam cerca de 10 mil objetos da época dos romanos.
Estes crânios, que podem ajudar a entender ainda mais a vida dos romanos em terras britânicas, foram descobertos a cerca de três metros de profundidade, apesar de ainda não terem sido avaliados pelos legista para determinar com exatidão sua antiguidade.

Arquivo Ovni: O avistamento ovni de Daniel Azulay

Grupo de cariocas vê nave colorida no céu do Paraná e pensa ser disco voador.

Em agosto de 1982, o desenhista e apresentador de tv Daniel Azulay, presenciou com sua equipe de produção um OVNI a 10 quilômetros da cidade de Cascavel no Paraná. Abaixo a noticia da época.

"O espetáculo durou menos de um minuto. Era uma nave grande a drente de outras sete ou oito menores, que deixavam um colorido no seu rosa-alaranjado, com pontos cintilantes: como luz de mercúrio. Algo nunca visto". A descrição é do estudante Marcelo Larrat, 14 anos, de que ele e 17 pessoas viram na última sexta feira, às 22:49 H, na BR277, a 10 km de Cascavel, paraná. Eles viajavam num ônibus com destino a Franscisco Beltrão e ficaram emocionados com o que definiram como objetos não identificados.

- Tínhamos máquinas fotográficas, mas perdemos a ação. Ficamos paralizados com o que vimos - disse Daniel Azulay, criador do programa infantil A Turma do Lambe-Lambe. O astrônomo Ronaldo de Freitas Mourão, indagado s…

Acelerador de elétrons fica menor que um grão de arroz

Apesar de ter apenas 3 milímetros de comprimento, o chip acelera os elétrons a uma taxa 10 vezes superior à obtida com a tecnologia convencional. [Imagem: Matt Beardsley, SLAC]

Aceleradores de mesa

O LHC é o acelerador de partículas mais conhecido, um anel de 27 km de circunferência que custou vários bilhões de dólares.

Os aceleradores de elétrons costumam ser menores e mais baratos - embora "menor" e "barato" sejam termos bem relativos nesse caso.

Mas não é o caso do acelerador de elétrons construído por Edgar Peralta e Ken Soong, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Em um avanço que poderá miniaturizar de vez uma tecnologia largamente usada em experimentos que vão da ciência dos materiais à medicina, eles construíram um acelerador de elétrons que cabe em um chip - e um chip muito pequeno.

Como foi fabricado com lasers comerciais e técnicas de fabricação industrial de baixo custo, os pesquisadores acreditam que o "acelerador em um chip" abre…

Um alerta a Ufologia

BEM AMIGOS, NÃO É DE AGORA QUE VENHO FAZENDO ALGUMAS COLOCAÇÕES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DA UFOLOGIA,  ESTAMOS DIANTE DE UM FENÔMENO MUITO COMPLEXO EM TODOS OS SEUS NÍVEIS, NÍVEIS ESTES QUE SE INICIAM EM SUA GRANDE MAIORIA COM O AVISTAMENTO DE LUZES E SE SEGUI POR UM VERDADEIRO EMARANHADO. A UFOLOGIA É SOMENTE UMA, POIS COM VÁRIOS NÍVEIS, EM 90% DOS CASOS COMO DITO ACIMA, INICIANDO-SE COM AVISTAMENTOS DE LUZES QUE FOGEM AO CONVENCIONAL DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER, PARTINDO DESTE PONTO  SEGUIMOS POR UM CAMINHO COMPLEXO ONDE IREMOS NOS DEPARAR COM AS ABDUÇÕES, A IMATERIALIDADE DO FENÔMENO É OUTRO PONTO  QUE SAI DO CAMPO DA DITA UFOLOGIA CIENTÍFICA E SE ROTULA COMO UFOLOGIA MÍSTICA ERRONEAMENTE. A UFOLOGIA CIENTÍFICA USA OS PADRÕES INVESTIGATIVO BASEADO EM CONHECIMENTOS E MÉTODOS CIENTÍFICOS, O QUE ESTA ALÉM DE NOSSA COMPREENSÃO INFELIZMENTE E JOGADO NO CAMPO DO IMPOSSÍVEL, DO MÍSTICO, UM FATO ABSURDAMENTE EQUIVOCADO POIS MUITO DO QUE ERA TIDO  COMO MÍSTICO NO PASSADO, HOJE ESTA COMPR…

Revista militar destaca encontros da força aérea iraniana com UFOs

A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) já teria usado Tomcats F-14A para interceptar UFOs há décadas.

Um artigo na edição de outubro 2013, intitulada "UFO Hunters" descreve que F-14s foram usados ??pela força aérea durante os últimos vinte anos para "interceptar aeronaves estrangeiras e desconhecidas."

O artigo explica que, quando o programa nuclear do Irã foi revelado, os EUA usaram veículos aéreos não tripulados (UAV) para reunir dados sobre as instalações nucleares, no outono de 2004.

IRIAF teria utilizado quatro F-4 e quatro F-14 por vinte e quatro horas por dia, por causa dessa presença dos UAV. Outros F-4 e F-14s foram mantidos em estado de alerta, e alguns outros voaram a noite toda para monitorar o espaço aéreo da região. Algumas naves não identificadas foram encontradas mas nada fora do comum.

OVNIs foram vistos várias vezes por radares fixos e radares aerotransportados. De acordo a revista Combat Aircraft Monthly, fontes iranianas descrevera…

Conspiração: Teria o caso JK brasileiro semelhanças com o JK americano?

Motorista diz ter recusado dinheiro em troca de assumir culpa na morte de JK

Josias Oliveira presta depoimento na Câmara
de SP (Foto: Roney Domingos/G1)

Josias Nunes conta que dirigia ônibus e que parou para ajudar vítima.
Acidente na Via Dutra, em 1976, é questionado pela Comissão da Verdade.

O motorista de ônibus Josias Nunes de Oliveira, de 69 anos, disse ter negado uma mala de dinheiro para assumir a culpa no acidente que provocou a morte do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, em agosto de 1976, durante a ditadura militar.
Ele depôs nesta terça-feira (1º) à Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo sobre o caso. Acusado na época pelo acidente e depois absolvido pela Justiça, ele chorou várias vezes e diz que vai pedir indenização pelas injustiças que sofreu.

O político morreu em um acidente de carro na Via Dutra, no Rio de Janeiro. O motorista de JK, Geraldo Ribeiro, também morreu na colisão. O governo de Minas Gerais informou no mês passado que vai realiza…

Cientistas sul-coreanos conseguiram criar gasolina usando bactérias intestinais

Todos sabemos que o petróleo é um recurso finito, e que por causa disso são realizadas pesquisas com combustíveis alternativos — nossa amada gasolina não vai durar para sempre. A menos que alguém consiga criá-lo em laboratório, como um grupo de cientistas coreanos que conseguiu fazer gasolina com cocô de bactérias.
“Uau, mas é tão simples assim”? Não, cara. Antes de sair comemorando, precisamos esclarecer algumas coisas.
Primeiro: bactérias não fazem “cocô” de verdade — elas não comem, não digerem alimentos, nem ao menos têm um sistema digestivo! Na verdade, estamos falando da excreção de substâncias. Bactérias “consomem” materiais, extraindo deles os componentes que precisam sobreviver, e no processo são produzidas enzimas. As enzimas são capazes de gerar reações químicas nestes materiais, e o resultado são as mais variadas substâncias.
Também não estamos falando de qualquer bactéria. O estudo, realizado recentemente por cientistas do Laboratório de Engenharia Biomolecular da Coréia…

Planeta fora do Sistema Solar tem suas nuvens mapeadas pela 1ª vez

Exoplaneta Kepler-7b (à esquerda), que tem 3 vezes o diâmetro de Júpiter (direita), é o primeiro planeta fora do Sistema Solar a ter suas nuvens mapeadas (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MIT)

Telescópios espaciais Kepler e Spitzer, da Nasa, analisaram Kepler-7b.
Gigante gasoso é 3 vezes maior que Júpiter e tem temperatura 'escaldante'.

Uma equipe de astrônomos mapeou, pela primeira vez, as nuvens de um planeta fora do Sistema Solar, chamado Kepler-7b. Os dados foram obtidos ao longo de mais de três anos, em diferentes fases do planeta (como as da Lua), por meio dos telescópios espaciais Kepler e Spitzer, da Nasa.

Com temperatura "escaldante", a mais de 1.000° C, esse gigante gasoso tem três vezes o diâmetro de Júpiter e um céu com nuvens mais densas do lado oeste. O Kepler-7b também reflete cerca de 50% da luz visível que incide sobre ele, e sua órbita em torno da estrela principal dura apenas cinco dias. Além disso, se o planeta pudesse ser colocado em uma banheira cheia de…

Moléculas de luz, cristais de pura luz e... sabres de luz

"Não é uma analogia fora de propósito comparar isso com os sabres de luz," garante o pesquisador. [Imagem: Divulgação]

Em 2005, cientistas alemães usaram pulsos de energia chamados sólitons para criar o que eles chamaram de moléculas de luz.

Ofer Firstenberg e seus colegas da Universidade de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos, podem agora requisitar a primazia da expressão.

É que eles usaram fótons para criar moléculas de luz "autênticas", um feito que desafia o saber científico sobre a luz, podendo criar um novo estado da matéria que os pesquisadores comparam aos sabres de luz de Guerra nas Estrelas.

Moléculas fotônicas e sabres de luz

A criação de "moléculas fotônicas", onde fótons fazem o papel de átomos, contraria o conhecimento científico aceito há décadas sobre a natureza da luz.

Afinal, fótons têm sido descritos como partículas sem massa que não interagem uns com os outros - dispare dois feixes de laser um em direção ao outro e eles simplesmente…

"Jesus usou tweets muito antes de qualquer outro", diz cardeal do Vaticano

Um membro do Vaticano tentou explicar nesta semana que o uso do Twitter não é de forma alguma uma prática recente. Segundo ele, Jesus Cristo usava o Twitter antes de estar na moda e muito antes de Jack Dorsey lançá-lo, em 2006.

De acordo com a Agence France-Press, o cardeal Gianfranco Ravasi afirmou que Jesus "usou tweets muito antes de qualquer outra pessoa, com frases elementares criadas com menos de 45 caracteres, como 'Amai-vos uns aos outros'".

Ravasi ressaltou ainda a importância da Igreja fazer uso da comunicação digital. “Se um padre ou clérigo não estiver interessado na comunicação, está desprezando seu dever, que é o de levar a palavra adiante”, disse Ravasi, que é um usuário ativo do Twitter, com cerca de 56 mil seguidores.

A ideia de Ravasi é a de que abreviar histórias ou conceitos não é uma ação nova, apesar da prática ter sido duramente criticada pelo escritor José Saramago, em 2009, quando disse: "De degrau em degrau vamos descendo até o grunhid…

Fotografam um Ovni em Vila Mercedes, Argentina

Um estranho objeto voador que se deslocava a pouca velocidade foi observado no sul desta localidade. As imágens, feitas por Javier Cabral passadas as 23 hrs do domingo 29/09/13, mostram, aparentemente, quatro pontos luminosos no céu. “As fotos foram captadas desde um campo porque chamaram a atenção. Para mim é algo raro”, disse.

“Se movía de norte a sul, a não muita velocidade”, revelou.

As imágens são chamativas. As luminosidades parecem, por momentos, formar uma cruz e, em outros, um quadrado. O certo é que, em principio, seríam demasiado potentes se comparadas com as luzes de um avião, que são normais observar na zona, tendo em conta a proximidade com o aeroporto de Villa Reynolds.

Outro dado curioso é que o objeto se deslocava. O movimento o fazia do norte ao sul, segundo contou Cabral a “velocidade normal”, comparável a que decolam os aviões.

De todas as formas, não é a primeira vez que os habitantes da zona rural localizada ao sul de Villa Mercedes observam estes fenômenos.

Em …

Descoberto elo perdido na evolução dos pulsares

Os pulsares giram a grande velocidade, emitindo pulsos de radiação eletromagnética centenas de vezes por segundo, como se se tratasse de um farol. [Imagem: ESA]

Pulsar milissegundo

Uma equipe internacional de astrônomos detectou um "pulsar milissegundo" em uma fase crítica da sua evolução, quando o objeto passa da emissão raios X para a emissão de ondas de rádio.

Os pulsares são estrelas de nêutrons magnetizadas, núcleos mortos de estrelas massivas que explodiram como supernova quando esgotaram o seu combustível - dependendo do assunto e da abordagem eles também são chamados de buracos negros.

Os pulsares giram a grande velocidade, emitindo pulsos de radiação eletromagnética centenas de vezes por segundo, como se se tratasse de um farol. A análise destes pulsos revela que o seu período de rotação pode ser de apenas alguns milissegundos - daí o nome "pulsar milissegundo".

Os pulsares são classificados em função da forma como geram suas emissões. Pulsares de rádio o…

Sonda da Nasa detecta componente de plástico na maior lua de Saturno

Sonda Cassini, da Nasa, identificou presença de ingrediente plástico na atmosfera de Titã, a maior lua
de Saturno. Esta é a primeira vez que o produto químico é encontrado fora da Terra (Foto: Nasa/AP)

Missão Cassini identificou, pela primeira vez, propileno fora da Terra.
Produto químico é usado na fabricação de recipientes para alimentos.

A sonda espacial Cassini, da Nasa, identificou pela primeira vez um composto plástico fora da Terra, na maior lua de Saturno. Pequenas quantidades de propileno foram detectadas nas camadas mais baixas da atmosfera de Titã, um dos alvos da missão, que orbita o planeta dos anéis e seus satélites desde 2004.
A descoberta aparece na revista "Astrophysical Journal Letters" desta segunda-feira (30). Anteriormente, a Cassini já havia visto sinais de propileno em Titã, mas agora um instrumento da sonda mediu o calor vindo de Saturno e de suas luas, e acabou comprovando a existência do material.
Na Terra, esse produto químico se junta em longas c…

Livro de infográficos é obrigatório para curiosos e não curiosos

O Mundo em Infográficos, de Jon Richards e Ed Simkins, é um daqueles livros que a gente pega na mão e não consegue parar de folhear.

Uma infinidade de assuntos, como geografia, ambiente, biologia, mundo animal, água do mundo, alimentação, entre outros, faz parte da obra rica em números e recursos gráfico-visuais.

As 192 páginas divertem e informam ao mesmo tempo. Ótimo passatempo e fonte de cultura.

Algumas das curiosidades do livro:

- Por ano, um hectare de árvore consome a mesma quantidade de dióxido de carbono produzida por um carro que rodou 100 mil km. Esse mesmo hectare produz oxigênio suficiente para 45 pessoas respirarem durante um ano.

- Os 20 maiores rios do mundo despejam água suficiente para encher um estádio de futebol a cada três segundos.

- Um corpo contém fósforo suficiente para fazer 220 palitos de fósforo, gordura para 75 velas e carbono suficiente para preencher 900 lápis.

- Uma boca produz cerca de 40 mil litros de saliva durante a vida.



- A pele de um adulto é ha…

Suposto meteorito cai em povoado de Vicência, Pernambuco

Um suposto meteoro caiu no Povoado Borracha, distrito de Vicência, na Mata Norte de Pernambuco, e está preocupando agricultores da região. O objeto teria caído do céu na tarde da última segunda-feira (23). Apesar de parecer improvável, desde quarta-feira (25), e até o dia 25 de novembro, acontece uma chuva de meteoros, conhecida como Oriônidas, no espaço. O fenômeno acontece quando o planeta Terra cruza a órbita do Cometa Halley, tido como origem do fragmento rochoso. A chuva registra uma taxa típica de 20 a 25 meteoros por hora - o que pode ser visto em uma noite escura e de céu limpo. No interior, o morador que encontrou o material não resistiu e guardou a "pedra queimada" de 1,2 quilo em casa.

A informação foi confirmada na noite desta quinta-feira (26) pelo prefeito de Vicência, Paulo Tadeu. O gestor informou que soube do ocorrido apenas na quinta, quando voltou de uma viagem para o Recife. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, o coordenador de De…