Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 10, 2013

Identificadas moléculas da atmosfera de planeta gigante extra-solar

Uma equipe de cientistas detectou vapor de água e monóxido de carbono num planeta que tem sete vezes a massa de Júpiter. Medições dão indicações sobre formação de sistema estelar.

O planeta HR 8799c tem sete vezes a massa de Júpiter. É um gigante a girar em torno de uma estrela a 130 anos-luz de distância da Terra, descoberto em 2008. Agora, os cientistas conseguiram detectar moléculas de monóxido de carbono e vapor de água na sua atmosfera quente através de um potente espectrógrafo, algo que nunca tinha sido feito com esta precisão. Os resultados são descritos num artigo publicado nesta quinta-feira na edição online da revista Science.

Pode-se dizer que este é um sistema bebé. A estrela HR 8799a nasceu há 30 milhões de anos, muito antes da linhagem humana evoluir em África, mas há pouquíssimo tempo se compararmos esta data com os 4600 milhões de anos que o Sol tem. Conhecem-se ao todo quatro planetas gigantes a girar em torno desta estrela, todos maiores do que Júpiter. Devido ao se…

Partícula descoberta no LHC é "um" bóson de Higgs

A definição sobre o bóson de Higgs terá que esperar até que o LHC volte a funcionar, em 2015 - mas há a possibilidade de que o LHC não consiga responder definitivamente a questão. [Imagem: Fermilab]

Cientistas responsáveis pelos detectores ATLAS e CMS do LHC apresentaram uma nova rodada de resultados para tentar elucidar exatamente do que se trata a partícula descoberta no ano passado, então apresentada como um "bóson do tipo Higgs".

Tendo agora analisado duas vezes e meia mais dados do que estava disponível no ano passado, eles acreditam que a nova partícula está se parecendo cada vez mais como "um" bóson de Higgs - mas não necessariamente com "o" bóson de Higgs.

Por isso, eles decidiram tirar a especificação "tipo" - até agora era um "bóson tipo Higgs", passando a ser "um bóson de Higgs".

Contudo, continua aberta a questão se é ou não o bóson de Higgs do Modelo Padrão da física de partículas, responsável por dar massa a to…

Material do futuro é encontrado em mina de ouro desativada

O mineral kawazulita é um isolante topológico natural, um material com aplicações na spintrônica e na computação quântica.[Imagem: ACS]

Isolante topológico natural

Imagine um material plano que seja isolante em toda a sua área, mas eletricamente condutor nas suas bordas.

Esses são os isolantes topológicos, uma classe de materiais que fora prevista teoricamente em 2005, e sintetizada nos laboratórios pela primeira vez em 2008.

Material bizarro abre fronteiras na spintrônica e na computação quântica
A grande vantagem de circunscrever a condução elétrica à borda do material é que isso possibilita manipular o spin dos elétrons com muita precisão, um fenômeno que está sendo explorado pela spintrônica, além da criação de qubits para a computação quântica.

Com sua movimentação restrita, o elétron passa a ter o spin atrelado ao seu movimento, o que faz com que ele circule ao redor de um ponto, não entrando para dentro do material, que permanece isolante em todo o seu interior.

Isso permite c…

Albert Einstein, um gênio

A 14 de Março de 1879 nascia em Ulm, na Alemanha, um bebé a quem foi dado o nome de Albert Einstein.
134 anos depois, é quiçá considerado o cientista mais famoso de todos os tempos.
A revista Time considerou que Einstein foi a pessoa mais importante do século XX.

Fica aqui a nossa homenagem de aniversário a este génio da Humanidade.

Telescópio ALMA é inaugurado com descobertas questionadoras

O ALMA é um telescópio redimensionável. Suas antenas são carregadas por um gigantesco caminhão, que as reposiciona em espaçamentos que variam entre 150 metros e 16 quilômetros. [Imagem: Clem/Adri Bacri-Normier/ESO]

Uma alma no deserto

O telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) foi inaugurado oficialmente ontem no deserto chileno, a mais de 5.000 metros de altitude.

O evento, que contou com a participação do presidente do Chile, Sebastián Piñera, marcou o final da construção da maior parte dos principais sistemas do telescópio gigante e a transição para a fase científica.

Como os cientistas já vinham trabalhando com as primeiras antenas instaladas, a inauguração foi regada a artigos científicos - pelos cinco estudos foram publicados no mesmo dia, nas revistas Nature e Astrophysical Journal.

O trabalho de montagem das antenas do ALMA terminou recentemente, com o último grupo de sete antenas, do total das 66, estando em fase de testes, antes de ficarem completamente…

Polícia persegue ovni na Polônia

Na noite do dia 8 de Janeiro (2013) por volta de 04:00h da manhã, dois agentes da Policia e um Oficial, da cidade Opole, regressavam de uma intervenção, quando subitamente são surpreendidos por um estranho objeto voador não identificado luminoso pairando a vários metros do solo.
O objeto estaria a uma distância aproximada de um quilometro dos Policias se movendo paralelamente ao carro patrulha por vários kilômetros.
Os Policias descrevem o objeto com uma forma de disco com uma cúpula na parte superior.
Tentaram fotografar e filmar o objeto como podemos ver no vídeo abaixo, embora sem uma qualidade que não nos permita ter a mesma percepção que tiveram estes três homens.

Contam que durante a observação sentiram uma mistura de sentimentos, emoções e ansiedade perdendo até a noção do tempo.
O que lhes parecia ter sido alguns minutos, revelou ser uma observação de hora e meia.
O que lhes terá ocorrido, permanece um verdadeiro mistério.
Enquanto perseguiam o objeto, deste surge um clarão q…

Vulcão Popocatéptl no México, local de avistamentos rotineiros

Imagens em infravermelho da câmera instalada nas proximidades do vulcão Popocatéptl, mostram um objeto luminoso que desce e ingressa dentro da cratera do vulcão, o fato teria ocorrido na madrugada do dia 12/03/2013.



Testemunhas gravam Ovnis na Flórida, Estados Unidos

Ovnis gravados na região conhecida como Cape Coral, Flórida onde testemunhas relataram e mostraram interessantes imagens de estranhos objetos sobrevoando esta localidade.






Mistério: Homem desaparecido disse em carta que iria embora com extraterrestres (Argentina)

Os policiais da província de Córdoba trabalham desde o ultimo fim de semana, para tentar encontrar um homem de Río Ceballos desaparecido de maneira misteriosa no sábado pelo noite. Ao que parece, o homem havia deixado uma carta a sua filha que falava de Ovnis e só por esta vinculação, começou-se a busca pelo Cerro Uritorco.

O particular do caso é que o homem, identificado como Juan Domingo Leguizamón, de 58 anos, deixou escrito uma carta em que manifestava que “não lhe buscassem, ja que ia com os extraterrestres”. “Disse que ia deixar este mundo porque havía sido convocado pelos Ovnis e que não lhe procurassem porque havía sido sua decisão”, falou o comissario major Mario Tornavaca.

“Deu-se a participação a fiscalía, a qual emitiu a autorização para o rastreamento, onde levamos dos días com bombeiros, Defesa Civil, Divisão Bastões e baquianos”, agregou o funcionário policial. Ao ser consultado se o homem desaparecido padecía de algum desequilíbrio psicológico, Tornavaca assegurou: “N…

Detectam o terceiro Sistema Estelar mais próximo do Sol

Especialistas da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA).UU.) comunicam que apartir das imagens obtidas pelo Wise, o telescópio de infravermelhos da Nasa, detectou o sistema estelar mais próximo do Sol descoberto nos últimos 98 anos.

De acordo com os autores, trata- se de um sistema formado por duas anãs marrons, objetos de massa subestelar incapaz de manter contínuas reações nucleares de fusão de hidrogênio em seu núcleo, o que significa que esfriam relativamente rápido. Eles estimam que a distância entre a Terra e as anãs descobertas por sua equipe é de 6,5 anos-luz, que se torna o terceiro sistema estelar mais próximo para do Sol. Proxima Centauri, o sistema mais próximo do sol e detectado em 1915, a 4,22 anos-luz da Terra.

O astrónomo Kevin Luhman explicou que ao analisar imagens do Wise recolhidas ao longo dos últimos 13 meses de operação (17 de fevereiro de 2011 o transmissor do telescópio foi desligado), percebi não existem só essas duas anãs marrons, mas também que mudar s…

Apareceram círculos em pasto de Chajarí, Argentina

Grandes círculos de pasto seco foram descobertos em Campo Colónia Argentina.
Apresentando uma extensão de sete metros de diâmetro.
Investigadores estão no local para tomar a ocorrência.

Os donos do campo Colónia Argentina, localizado na localidade de Chajarí, surpreenderam-se ao descobrir na passada Sexta-Feira marcas estranhas no pasto seco que formavam círculos de sete metros de diâmetro.

Os grandes círculos apareceram sem razão e causaram surpresa aos proprietários dos terrenos.
Edgar Torres, investigador se encontra no terreno com a finalidade de encontrar mais respostas para o ocorrido.

Flavio Croatini, dono do campo onde surgiram os círculos, conta: "Estava com o meu irmão percorrendo o campo atrás de um bezerro que se julgava perdido quando encontramos estes círculos".
Foi muito estranho, porque não há vizinhos nas proximidades do campo e não nos apercebemos de nada.



Sobre o encontrado conta que: “existe círculo maior marcado com pasto seco, não queimado, uma circunf…

O incrível bailado de um telescópio espacial

Este movimento do telescópio ao redor da Terra foi cuidadosamente planejado. [Imagem: NASA/DOE/Fermi LAT Collaboration]

Bailado espacial

O espirógrafo é um brinquedo que permite que crianças tracem curvas matemáticas muito complicadas, mas encantadoras.

Cientistas da NASA deram-se conta de que o caro e moderníssimo telescópio de raios gama Fermi parece brincar nos céus, conforme ele circunda a Terra a cada 95 minutos.

Esta imagem compreende oito quadros individuais, de um filme mostrando 51 meses da posição do Fermi no espaço.

Os traços geométricos mostram os movimentos do telescópio, incluindo sua órbita em torno da Terra, a precessão de seu plano orbital, a forma como ele passa pelo sul e pelo norte em órbitas alternadas, e muitas outras variáveis.

Este movimento está longe de ser aleatório.

A órbita do telescópio Fermi foi determinada para que ele pudesse varrer os céus inteiros a cada três horas, capturando explosões de raios gama - a forma mais energética da luz - que podem acon…

Avistamento Ovni em Santiago do Chile - Chile

Avistamento Ovni ocorrido em Santiago do Chile em 2 de março de 2013, sobre a Cordilheira dos Andes por volta das 22:30 horas. No vídeo pode-se observar um objeto luminoso e quase ao final aparece outro objeto, ambos se deslocam e depois somente um fica suspenso até que ao final, desaparece.




Morador de Maringá (PR) flagra objeto estranho no céu da cidade

Óvni foi flagrado nos céus de Maringá

O leitor Júlio César, do Blog do Édson de Lima no Portal O Diário de Maringá, enviou uma foto que chama a atenção, tirada dos céus de Maringá. Trata-se de um possível Óvni (Objeto Voador Não Identificado) flagrado na última quinta-feira (0703/2013). Em seu relato ao blogueiro, Júlio Cesar disse que: “Tirando fotos no decorrer da semana, mais precisamente na quinta feira, me deparei com essa imagem no céu. Não era avião nem aeromodelo. Era algo totalmente fora do comum, e era muito rápido. Gostaria que alguém com conhecimento no assunto pudesse me ajudar”, disse ele.

Está é a segunda suposta aparição de Óvni no céu paranaense. A primeira foi feita um dia antes, na última quarta-feira (6) por um morador em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

FONTE: http://www.bandab.com.br/

Cientistas da Nasa recalculam idade de estrela mais velha já descoberta

Nasa divulgou imagem em que destaca presença da estrela mais antiga do universo, localizada a 190 anoz-luz da Terra (Foto: Divulgação/DSS/Caltech)

'Estrela Matusalém' tem 14,5 bilhões de anos, afirma agência.
Astro está localizado a 190 anos-luz da Terra.

Cientistas da agência espacial americana (Nasa) recalcularam a idade da estrela mais velha já descoberta, conhecida como "Estrela Matusalém" ou HD 140283.
Eles calculam que a estrela possua 14,5 bilhões de anos, com margem de erro de 0,8 bilhão para mais ou para menos - o que significa que ela pode ter de 13,7 a 15,3 bilhões de anos.
Estimativas anteriores informavam que a estrela poderia possuir 16 bilhões de anos, segundo a Nasa. O novo cálculo foi feito usando observações feitas pelo telescópio Hubble.

A medição reduz a margem de idade da estrela, e permite que sua existência seja mais compatível com a idade calculada do universo - os astrônomos dizem que há um paradoxo entre a existência da estrela e a idade do…