Pular para o conteúdo principal

Telescópio Hubble encontra nova lua de Netuno


A nova lua S/2004 N 1 está localizada além dos anéis que orbitam Netuno. Seu brilho é tão fraco que passa quase despercebido (NASA, ESA, M. Showalter/SETI Institute)

Satélite S/2004 N 1 é o 14º descoberto em volta do planeta. Com 19 quilômetros de extensão, ele é o menor já encontrado

Pesquisadores utilizaram o telescópio espacial Hubble, da Nasa, para encontrar uma nova lua orbitando Netuno. O corpo, que recebeu o nome provisório de S/2004 N 1, é o 14º satélite encontrado em volta do planeta desde o século 19, quando o astro foi descoberto pelos astrônomos.

A nova lua possui 19 quilômetros de extensão e é o menor dos satélites de Netuno. Segundo os pesquisadores, ele é tão pequeno e pouco brilhante que passou despercebido quando a nave Voyager 2, enviada pela Nasa, passou perto do planeta em 1989 e descobriu outras seis luas na região. Para efeito de comparação, a estrela mais escura que um ser humano pode enxergar no céu noturno é cerca de 100 milhões de vezes mais brilhante do que o satélite.

O S/2004 N 1 só foi descoberto no começo de julho, quando o astrônomo Mark Showalter, pesquisador do SETI Institute, analisava trechos dos anéis que existem em volta de Netuno. “As luas e esses trechos de anéis orbitam a velocidades muito altas, o que nos fez inventar um modo de seguir seu movimento para descobrir os detalhes de todo o sistema. É o mesmo motivo que leva um fotógrafo de esportes a seguir um velocista em movimento: ele consegue manter o atleta em foco, mas o fundo vira um borrão”, afirma Showalter.

O método utilizado pelo astrônomo envolveu a análise de mais de 150 fotos do planeta e do espaço ao seu redor, tiradas pelo Hubble entre 2004 e 2009. Quando estudou o espaço além dos anéis, Showalter descobriu um ponto branco, localizado a cerca de 105.000 quilômetros do planeta, que aparecia de forma recorrente entre as fotos — era o S/2004 N 1. A partir das imagens, foi possível traçar a órbita do novo satélite, que durava 23 horas e estava localizada entre as luas Larissa e Proteus.


O novo satélite está localizado entre as órbitas de Larissa e Proteus. Um pouco mais distante está Tritão (Triton, em inglês), o maior satélite do sistema e que possui órbita em direção contrária a de todos os outros.

As luas que orbitam Netuno são compostas, na maior parte, de rocha e gelo. Antes da descoberta da S/2004 N 1, os últimos satélites do planeta revelados pelos pesquisadores haviam sido cinco luas descobertas entre 2002 e 2003, utilizando telescópios terrestres.

O maior satélite do sistema é conhecido como Tritão, tem um tamanho semelhante ao da lua terrestre e possui uma atmosfera própria. Ele foi descoberto em 1846, mesmo ano de Netuno. Sua órbita é retrógrada — contrária à rotação do planeta — o que, segundo os pesquisadores, pode significar ele não tenha se formado naturalmente nas vizinhanças de Netuno. É mais provável que ele seja um planeta anão formado em regiões mais distantes do Sistema Solar e capturado pela gravidade do planeta. Muitos dos outros satélites, o que pode incluir S/2004 N 1, só teriam se formado após essa captura.

FONTE: NASA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s