Pular para o conteúdo principal

Cenário de ficção ajuda a revelar segredos do Universo


O Lore e o seu irmão gêmeo, Otto, são dois veículos amarelos de 28 rodas e pesando 130 toneladas cada um.[Imagem: ESO]

Caminhos das alturas

O telescópio ALMA já está fazendo ciência de primeira linha, mesmo ainda não estando pronto.

Telescópio ALMA é inaugurado com descobertas questionadoras
Mas, quando se ouve falar das descobertas sobre o Universo, é fácil esquecer a engenharia terrestre necessária para que esse telescópio móvel funcione.

A imagem mostra um dos dois transportadores de antenas do ALMA, o Lore, em uma cena que nada deixa a dever aos melhores filmes de ficção científica.

O Lore e o seu irmão gêmeo, Otto, são dois veículos amarelos de 28 rodas e pesando 130 toneladas cada um, construídos especificamente para deslocar as antenas ALMA ao longo do planalto do Chajnantor, no Chile, a uma altitude de 5.000 metros.

Os dois motores de 750 HP cada perdem metade da potência que teriam ao nível do mar por causa da altitude - provavelmente os veículos a diesel em operação em mais alta altitude na Terra.

É por meio da movimentação das antenas que a rede do telescópio pode ser reconfigurada de modo a fazer as melhores observações possíveis de determinado objeto.

Cada um dos dois caminhões tem 20 metros de comprimento, 10 metros de largura e 6 metros de altura.

Duas redes

O ALMA é composto por uma rede principal de 50 antenas de 12 metros de diâmetro e por uma rede adicional de 12 antenas de 7 metros e 4 antenas de 12 metros, conhecida como Rede Compacta - na imagem o Lore está carregando uma das antenas menores de 7 metros da rede compacta.

As antenas de 12 metros da rede principal não podem ser colocadas mais próximas do que 15 metros uma da outra, caso contrário se chocariam. Esta separação mínima entre as antenas determina o limite da escala máxima das estruturas no céu que podem ser observadas.

Isso significa que a rede principal não pode observar as maiores estruturas dos grandes objetos celestes, tais como nuvens gigantes de gás molecular na Via Láctea ou galáxias próximas.

É aí que entra a rede compacta, especialmente concebida para ajudar o ALMA a fazer melhores observações desses objetos extensos. Suas antenas menores - de 7 metros - podem ser colocadas mais próximas umas das outras, o que faz com que possam medir melhor as estruturas maiores que a rede principal não consegue observar.

Uma ALMA começa a tomar forma no deserto, de olho no Universo
Penitentes

Os picos de gelo que se veem em primeiro plano da imagem são conhecidos como "penitentes".

Trata-se de um curioso fenômeno natural observado em altitudes elevadas, tipicamente a mais de 4.000 metros acima do nível do mar.

Os penitentes são finas lâminas de gelo ou neve endurecida que apontam na direção do Sol, atingindo alturas que vão desde alguns centímetros a vários metros.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s