Pular para o conteúdo principal

"Ufologia é ciência pura", diz pesquisador de casos no Brasil

Os discos ingleses são sinais provocativos à nossa inteligência", disse o ufólogo Ademar José Gevaerd.

A palestra que encerrou a programação do palco Galileu da Campus Party Brasil desse ano foi sobre agroglifos, os desenhos atribuídos a extraterrestres em campos de plantações de grãos. Também chamados de círculos ingleses, em referência ao país onde foram inicialmente observados, os fenômenos vem sendo registrados no Brasil desde 2008, explicou o ufólogo e jornalista Ademar José Gevaerd.
"Ufologia é ciência pura, do começo ao fim", afirmou aos campuseiros, reclamando do tratamento "preconceituoso" que o tema recebe da comunidade científica. Segundo o pesquisador de OVNIs, a presença na Campus Party Brasil é importante para que o campo da ufologia "seja visto pela área da ciência". "Há uma metodologia de pesquisa, que emprega conceitos científicos de várias áreas e apresenta resultados através de laudos", descreveu.
Gevaerd mostrou a história dos agroglifos, desde o fim da década de 1970, quando foram descobertos os primeiros, e também citou os detalhes que caracterizam as formações. "O fenômeno é um dos mais contundentes sobre a presença de outras inteligências. Os discos ingleses são sinais provocativos à nossa inteligência", disse, reforçando que o momento é de tentar entender "o que significam, por quem são feitos e por quê essas formas de vida se preocupam em mandar essas mensagens".
O monumento de pedras de Stonehenge foi o primeiro cenário de aparecimento dos sinais extraterrestes, com círculos simples. Os desenhos foram ficando mais complexos nos anos 80 e 90, quando começaram a aparecer fora da Inglaterra, mas ainda apenas em países do hemisfério norte. Gevaerd trabalha com o número de 10 mil desenhos, mas cita pesquisadores que atingiram a casa dos 30 mil.
O ufólogo explicou que os desenhos aparecem no verão, quando os grãos são cultivados, e que a forma como as plantas são dobradas é característica. Os ângulos são sempre idênticos, e as plantas continuam vivas mesmo após os agroglifos, descreveu. Além disso, os ramos intocados continuam em perfeito estado e não há marcas de pneus de carros ou plantas amassadas aleatoriamente - o que indicaria passagem de pessoas. "Mesmo um pesquisador iniciante é capaz de perceber as diferenças entre uma fraude e um fenômeno real", resumiu.
Outra característica é a visão de luzes no céu na mesma noite ou em noites anteriores, relatada por testemunhas. Além disso, os desenhos aparecerem em locais com sítios arqueológicos, seja já conhecidos, seja por conhecer. "Há casos em que se encontrou sítios justamente porque se começou a buscá-los após o aparecimento dos círculos ingleses", apontou.
No Brasil também
Os primeiros sinais extraterrestes em plantações brasileiras surgiram em 2008, em Ipuaçu (SC), a 520 quilômetros de Florianópolis. Segundo Gevaerd, ainda não se sabe sobre a presença de um sítio arqueológico no local, que tem sido palco do fenômeno ano após ano, porque ainda não há estudos. Mas já se observou, segundo o pesquisador, a complexificação dos desenhos, que iniciaram com um círculo circunscrito a um anel, há quatro anos, e em outubro passado já eram compostos de duas figuras interligadas compostas de 35 formas geométricas. No mundo, desde 2000 se registra imagens com efeito 3D.
O pesquisador esteve em Santa Catarina fazendo medições segundo a metodologia ufológica, e relatou aos campuseiros um teste feito com celulares em 2008 e 2009, quando a região do oeste catarinense ainda não tinha sinal de nenhuma das quatro operadores. Dentro dos sinais, os pesquisadores conseguiram fazer ligações. "Em 2009 eu mesmo consegui isso, com um iPhone 3GS", relatou.
"Em 1997 eu fui o primeiro e entrar em um agroglifo, e é uma experiência bem interessante, que não sei ainda descrever em termos fáceis. Qualquer pessoa que frequente um desses ambientes não vai sair dali como entrou", contou. Aos descrentes, ele comparou: "nós não estamos cavocando (sic) o solo de Marte, fotografando asteroides? Esses são os nossos discos voadores. Só que os deles são muito mais avançados", disse.
Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.
A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.
Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

FONTE: http://tecnologia.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s