Pular para o conteúdo principal

Messenger encontra sinais de gelo e compostos orgânicos em Mercúrio

As áreas claras no fundo das crateras de impacto podem representar até 100 quilômetros cúbicos de água congelada. [Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington]

Gelo no forno

Utilizando dados da sonda espacial Messenger, cientistas da NASA anunciaram ter encontrado sinais de gelo de água e compostos orgânicos em Mercúrio.

Os dados foram apresentados em três artigos científicos publicados na revista Science.

Dada a sua proximidade do Sol, Mercúrio era um local improvável para conter gelo - sua temperatura varia de -170º C a 400º C.

Contudo, como a inclinação de seu eixo é menor do que 1 grau, há áreas em seus pólos que nunca recebem luz do Sol.

Dados de radar, obtidos nos anos 1990, já haviam detectado zonas brilhantes no pólo norte do planeta, o que é compatível com gelo porque o gelo reflete bem os sinais de radar, gerando pontos mais claros nas imagens.

Os dados mais precisos da Messenger indicam que o gelo, que está no fundo de crateras no pólo norte de Mercúrio, pode chegar a 100 quilômetros cúbicos de água congelada.

Claro, escuro e misterioso

O gelo parece estar exposto nas partes mais frias das crateras, mas a maior parte está enterrada sob um material excepcionalmente escuro. Nestas áreas, a temperatura na superfície é quente demais para a manutenção do gelo.

"Nós estimamos, com base em nossas medições de nêutrons, que o gelo de água está sob uma camada que tem muito menos hidrogênio. A camada superficial tem entre 10 e 20 centímetros de espessura," disse David Lawrence, membro da missão Messenger.

O segundo artigo discute a presença dos depósitos de materiais claros e escuros que se alternam de forma irregular.

"Ninguém tinha visto estas regiões escuras em Mercúrio antes, de forma que elas são sobretudo misteriosas," comentou Gregory Neumann, que coordenou este estudo.

São esses materiais escuros que dão sustentação à ideia de que há gelo soterrado nas crateras, fornecendo-lhe uma espécie de camada de isolamento térmico.

Possibilidades orgânicas

O terceiro artigo vai um pouco mais longe e sugere que esse material pode ter origem em cometas ou asteroides ricos em compostos voláteis que teriam caído no planeta e produzido as crateras de impacto agora analisadas.

"O material escuro pode ser uma mistura de compostos orgânicos complexos levados para Mercúrio pelo impacto de cometas e asteroides, os mesmos objetos que provavelmente forneceram água [para a Terra]," sugere David Paige, um dos autores da hipótese.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s