Pular para o conteúdo principal

A Lua pode ter a mesma proporção de água que a Terra – abaixo de suas respectivas superfícies


Um grupo de cientistas anunciou recentemente que abaixo da superfície da Lua pode haver tanta água quanto na Terra. Esta revelação poderá mudar tudo que conhecemos a respeito da Lua, bem como abrir o cominho para colônias humanas naquele satélite nos próximos vinte anos.

Os pesquisadores usaram uma sonda especial de íon para analisar amostras de vidro vulcânico que foram trazidas à Terra pela tripulação da Apollo 17. Água e outros elementos das profundidades do solo lunar permanecem intactas neste vidro, e permitiu aos cientistas determinarem os níveis prováveis de água no manto lunar. Esses níveis foram 100 vezes mais altos do que os encontrados em estudos anteriores.

Se este estudo estiver certo, a Lua teria tanta água quando a Terra, proporcionalmente. Ou seja, não teria o mesmo volume total de água da Terra, mas o mesmo volume que a Terra teria em seu manto, se fosse do mesmo tamanho da Lua.

Em uma de suas declarações, o geólogo James Van Orman, da Case Western Reserve University disse: “Contrastando com a maioria dos depósitos vulcânicos, as inclusões derretidas estão envolvidas em cristais que previnem a água e outros elementos voláteis de escapem durante a erupção. Estas amostras fornecem a melhor janela que temos para calcular a quantidade de água no interior da Lua.”

O professor Alerto Saal, outro geólogo que trabalhou neste estudo, adicionou: “No final das contas, é que em 2008 dissemos que o conteúdo primitivo de água no magma lunar poderia ser similar ao conteúdo existente na lava do manto superior da Terra. Agora, provamos que este realmente é o caso.”

A equipe de cientistas afirma que estes elementos voláteis são muito similares aos basaltos encontrados nas cadeias dos oceanos terrestres, e indicam que alguma parte do interior da Lua contém tanta água quanto o manto superior da Terra.

Em outras palavras, estamos vendo algo que parece ser muito similar ao que esperaríamos na Terra — pelo menos com este pedaço de vidro vulcânico. Isto pode mudar nossa compreensão de como a Lua foi formada. Geralmente, acredita-se que a Lua originou-se de um pedaço da Terra que se quebrou quando um corpo celeste do tamanho de Marte atingiu nosso planeta. Mas um impacto não deixaria tanta água para trás. É possível que a Lua tenha sido formada desta forma? Isto é um assunto para mais pesquisas, mas a equipe de cientistas aponta duas possibilidades: 1. Em algum ponto a Terra e a Lua podem ter compartilhado o mesmo ‘envelope atmosférico’; ou 2. A amostra que a equipe analisou pode ser aberrante e não indicativa do manto por toda a Lua.

Estas descobertas também reafirmam as descobertas recentes de depósitos de gelo que sondas encontraram nas sombras das crateras lunares. Até agora, os cientistas acreditavam que a água lunar veio de meteoros que atingiram a lua, deixando sua água para trás. Agora, parece que esta água provavelmente é originária do próprio manto da Lua e foi trazida até a superfície pelas erupções vulcânicas.

Se o manto lunar realmente for rico em água, esta descoberta sugere que possamos ter uma melhor chance de gerar água e oxigênio na superfície da Lua para nossos habitantes.

FONTE: io9.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s